25 novembro 2010

Deixa-me rir...

O mundo está a mudar. Talvez mais rapidamente do que imaginamos ou queremos. Há uma nova ordem que está a emergir, sinto-o, pressinto-o. E mesmo que Portugal ainda se mantenha neste status quo intolerável por mais uns anos, o mundo, por junto, está em convulsão. Novos valores, uma nova forma de estar e uma nova consciência colectiva estão a irromper por entre as nossas mentes entorpecidas pelo dinheiro, pela ambição, pelo lucro e luxo desproporcionados, pelo esmagamento dos mais fracos e desprotegidos. Agora, diz-me quem me conhece… Quem és tu para falar sobre política, economia, sociedade ou o que quer que seja? Raramente lês os jornais! E quando o fazes, é sobretudo a secção da Cultura. É bem verdade! Mas quando os leio, ou quando vejo certos programas na televisão, apercebo-me de que há algo de diferente no ar: doações milionárias a serem feitas por bilionários; um número incontável de ONG’s dedicadas aos sectores mais frágeis da sociedade (nem tanto cá, mas às toneladas espalhadas pelo mundo); particulares, alguns meus conhecidos, que se dedicam a fazer o bem de uma forma militante; jovens para quem o sucesso profissional não faz grande sentido e com vontade de ajudar o mundo; artistas que adoptam crianças (mesmo que seja uma moda, vale a pena); vigílias de oração pelas mais variadas causas; a multiplicação dos debates de ideias, muitos transmitidos pela televisão, que, quanto mais não seja, servem para fazer-nos reflectir e sair do nosso umbigo; peditórios em prol de tudo e mais alguma coisa; intelectuais a manifestarem-se contra a situação vigente; gente endurecida e desencantada a converter-se (e outros tantos a afastarem-se, é verdade); programas na televisão a ensinarem a sermos poupados e ecológicos; greves que, em muitos casos, têm justa causa (pessoalmente, não fora a situação tremendamente débil da economia portuguesa, acho que devíamos fazer greve até derrubar este governo – e depois convidar um gentleman, com pulso e espírito de serviço, para nos liderar); organizações para a defesa do meio ambiente e das espécies em vias de extinção ou ameaçadas…
É claro que podem argumentar que as economias emergentes ainda vão provocar muitos danos neste nosso mundo já tão maltratado. Pois vão. E que esta tomada de consciência está sobretudo a acontecer nas economias há muito desafogadas, que se aperceberam dos seus erros e onde a massa crítica é maior. É verdade. Mas cada coisa a seu tempo. Os timings divinos não são os nossos. O mundo, em meu entender, é uma espécie de gigantesco puzzle com apenas algumas partes preenchidas. Há uns bocadinhos de céu, há uns cantos já feitos, umas árvores que encaixam …. mas imensos espaços em aberto. É preciso “elevarmo-nos” enquanto seres humanos para conseguirmos preencher as partes que faltam. No fim dos tempos, o puzzle estará preenchido … digo eu ….
O importante é não se ser passivo, é não se ser indiferente, como bem diz o Papa Bento XVI. Porque o Bem não vem de fora para dentro, antes brota do coração e ilumina a realidade. Se cada um de nós fizer o seu papel individualmente, não tenho uma dúvida que o "efeito dominó" será poderosíssimo. Mas tudo isto na maior simplicidade, sem apostolados irritantes e impositivos. Tudo pelo exemplo, pela serenidade, pela tolerância, pelo diálogo firme e convicto.
Chamem-me lírica ou o que quiserem. Acredito intrinsecamente nisto tudo. Não vale a pena intelectualizar a simplicidade. Isso acaba por ser uma fuga, um não saber, ou não querer, lidar com a realidade. Um acto de vaidade, em última análise. Acredito que é pelo Amor que vamos lá. E o Amor não é uma entidade abstracta, fora de nós, que de vez em quando nos envolve no seu abraço doce e nos faz sentir muito felizes e contentes. O Amor é também uma batalha. Contra os nossos lados “lunares” e contra os aspectos mais sombrios da sociedade.
Cito, uma vez mais, Santo Agostinho: Ama e faz o que quiseres (já o devo ter citado aí umas 3 vezes desde que escrevo para este blogue!).
E agora a música. Talvez A música, A MINHA música.



pcp

9 comentários:

Anónimo disse...

..um "testemunho/statement" poderoso.
Bato palmas a muito do que escreveu, acima.
E em verdade lhe digo, "bem-aventurados aqueles que..".
Muito obrigado.
Flores,

gi.

Anónimo disse...

Subscrevo muitos aspectos do seu excelente texto.
E também agradeço.
fq

Anónimo disse...

Meu Deus, estou esmagada com os vossos comentários. Obrigadíssima. pcp

marialemos disse...

C, impressionante post que eu gostaria de ter escrito. Reconheço que não seria nunca capaz de o fazer com a riqueza de conteúdo, simplicidade e beleza com que o fez.
Acho o clip de muito bom gosto: brancos, verdes, espaços amplos e expressões suaves que articulam na perfeição com o texto escrito. E a música, claro, de que gostamos.
Junto uma publicidade ao Museu de Arte de São Paulo e que é, na minha opinião, um exemplo (no domínio do Marketing e Publicidade) de que “o mundo está a mudar” http://adsoftheworld.com/media/print/masp_van_gogh?size=_original
Muito obrigada.

Anónimo disse...

Que querida, ML! Acho um amor o seu comentário ao meu post. Quanto à publicidade que refere, muito interessante, gostei muito também. Obrigada. pcp

maf disse...

Minha querida pcp, o pouco tempo livre de que disponho ultimamente (razões de trabalho), não me deixa vir aqui com tanta frequência e atenção com que costumava. E, confesso, ao ver o seu post tão longo, saltei-o. No entanto, inspiraçao divina fez-me ir espreitar os comentários ao seu post e o que li foi suficiente para me despertar a curiosidade. Embora sem tempo, arranjei tempo para ler o post e bem dita hora em que o fiz porque adorei o post..... em forma, conteudo e substância. É tão verdade tudo aquilo que você escreveu, subscrevo a 100%. Parabéns pela lucidez e por partilhar connosco estes pensamentos/sentimentos.
Maf

Anónimo disse...

Querida MAF! Realmente, devo ter estado inspirada! Deve ser da data, que me diz muito! Obrigadíssima pelo seu comentário longo e tão sentido. Fico feliz por ter gostado do que escrevi. Também gosto imenso, imenso dos seus comentários dominicais. Embora nem sempre os comente, acho-os sempre de grande qualidade, humanidade e expressividade. Muito obrigada, mais uma vez. Bjs. pcp

Anónimo disse...

Fantástico post, pcp, a começar pelas ideias empolgadas, tão bem ditas e que se sente vêm mesmo lá de dentro! Quem tem o privilégio de te conhecer, sabe que partilhaste aqui um bom legado da tua forma sempre generosa e muito aberta de ver o mundo e o futuro! Queira Deus tenhas carradas de razão (acredito q. tens). Bjs, MZ

Anónimo disse...

Oh MZ, minha querida amiga, nem sei o que dizer. Mtos bjs e obrigada pelo privilégio da tua amizade sempre firme e tão tolerante. pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue