22 novembro 2010

Frases mudas

Enquanto a maioria das pessoas tem sorte se tiver um cliché que as caracterize na perfeição, para o protagonista desta história existem três ou quatro frases-feitas que lhe assentam como uma luva. Onde quer que fosse, entrava mudo e saía calado. Não tugia nem mugia, e tudo o que lhe aconteceu na vida começou e acabou sem ai nem ui. Nunca ninguém lhe ouviu uma queixa, um protesto ou uma frase mais exaltada. Mas também nunca disse um elogio, uma palavra simpática a um amigo ou promessas eternas a um amor de juventude. Na verdade, nunca ninguém o ouviu dizer fosse o que fosse.

Ao contrário da maioria dos bebés, nasceu sem os choros e gritos habituais, e esse silêncio inicial manteve-o até à morte. Os pais fizeram todos os exames, testes e análises possíveis. Levaram-no a médicos, médiuns e psicólogos. Ninguém descobriu qualquer problema. Só restava uma hipótese: o silêncio crónico era opcional. Não falava porque não queria.

Ninguém sabe se foi o nome que lhe deu o conteúdo ou ele que deu sentido ao seu nome. A única certeza é que Carlos Calado era mudo.

Mas essa sua característica não o impediu de ter uma vida escolar normal. Aprendeu as letras e os números. A escrever e a fazer contas. Tão bem ou melhor, já que era mais calado do que os colegas de turma. O maior problema foi com a leitura. Como não lia alto era difícil perceber se o sabia fazer ou não. Os seus professores não se preocuparam muito com isso. 'Nunca há de ganhar a vida como orador', pensavam eles.

A sua mudez também não o impediu de formar família. Conheceu uma mulher que trabalhava como telefonista numa empresa movimentada, e cujo maior desejo era o de, após o trabalho, voltar para casa e ter à espera alguém que não quisesse conversar. Era o casamento perfeito. E viveram neste arranjo ideal até ao dia em que ela fez uma descoberta inesperada.

Quando a telefonista se preparava para se deitar, já o Carlos estava naquele estado intermédio de vigília, fez uma pergunta alto para si própria. E, em vez de ouvir apenas o seu pensamento como resposta, escuta uma voz entaramelada atrás de si. Faz outra pergunta e acontece o mesmo. Era o Carlos que, no seu sono, respondia inconscientemente às perguntas que ela fazia de si para si. Uma pergunta atirada para o ar dava direito a uma resposta meio adormecida.

A partir dessa descoberta, todas as noites passou a fazer o mesmo. Fingia arrumações e ocupações e, quando Carlos estava no estado sonolento de vigília, começavam as perguntas. Foi com isto que começaram a surgir as curvas num caminho que, até esse ponto, tinha sido feito suavemente em linha recta.

Começou pela voz que nunca ninguém tinha ouvido. Era aguda e esganiçada, incomodativa. E acabou no conteúdo das respostas. Descobriu coisas que não queria, percebeu que muitas ideias que tinha sobre ele estavam erradas. O Carlos mudo, com quem partilhava o silêncio durante o jantar, era diferente do Carlos que falava durante o sono. E este facto foi o suficiente para que ela decidisse pôr um ponto final na relação.

Decidiu sair de casa e acabar tudo. Quando lhe comunicou a decisão, o Carlos perguntou, com a ajuda de um lápis e de um papel, 'porquê?'. E a telefonista limitou-se a responder-lhe 'pelas coisas que me disseste'.

SdB (III)

6 comentários:

Ana LA disse...

Que espectáculo!
Nunca tinha pensado nisto assim.
Mesmo ouvindo, observando, fazendo, dizendo e respondendo, vivemos e saboreamos uma construção do outro. Deturpada, alindada ou irreal, é essa, a nossa. Feita a dois em condições mais ou menos idênticas. Gostamos, vamos melhorando, vamos desgostando e o final é sempre uma incógnita.
Neste caso, trata-se de uma construção passiva, fruto de um fazer e da ausência do dizer que resultou enquanto foi controlada por um só.
Temo que esta história vá dar razão aos macambúzios que vivem no registo da economia da palavra e que acham que o que interessa é o que se faz e nunca aquilo que se diz.
Desenganem-se meus amigos. A fala existe como complemento da linguagem. Até os surdos mudos falam. As palavras existem para ser ditas,ouvidas e trocadas. Eu cá exagero e não me importo.
Adorei SdB e cada vez gosto mais das suas coisas.

Rita Roquette de Vasconcellos disse...

Ah! JB ...
Também gostei ... e muito
bjs

Anónimo disse...

Que bem que escreve, SdB (III)! pcp

arit netoj disse...

Parabéns! Está genial! Nem imagina como gostei das várias surpresas e contradições ao longo do conto. Nada é previsível nem linear... Está a refinar. Só venho desejar que continue.
Beijinhos

Anónimo disse...

SdB(III), like like like. O menino tem muito jeito para isto das "historinhas" e a cada 15 dias se torna melhor e mais cativante. Continue o bom trabalho :), mfm

Segismundo disse...

Ana LA, Rita, pcp, arit netoj, mfm:

Obrigado pelos comentários.
Espero que se algum dia encontrarem alguém parecido com o personagem da história verifiquem se fala durante o sono. É possível que diga coisas interessantes.

Até daqui a 15 dias!

SdB(III)

Acerca de mim

Arquivo do blogue