25 novembro 2012

Domingo... Se Fores à Missa!

Todos nós, certamente, em algum momento da nossa vida nos perguntámos: “Que vim eu fazer a este mundo? Qual  a minha missão?”

Para Jesus, aparentemente, essa questão não se põe!  Ele sabe claramente a resposta, não tem dúvidas: “Vim a este mundo para dar testemunho da Verdade”.

Também nós, independentemente da missão que cada um possa ter, devemos ser testemunhos da verdade e vivê-la em todas as vertentes da nossa vida.

Mais do que não dizer mentiras, a verdade é viver em coerência; coerentes com o nosso verdadeiro eu, com aquilo em que acreditamos, com os nossos princípios e com os valores que nos incutiram.

Quando deixamos de ser verdadeiros, fingindo ser o que não somos ou aparentando ser diferentes daquilo que realmente somos, o nosso eu interior entra em conflito e, mais cedo ou mais tarde, desmorona-se, entra em colapso. Talvez, até, consiga iludir os outros e a mim própria durante algum tempo, mas não vou conseguir fazê-lo por muito tempo. E o resultado é sentir-me infeliz!

Eu lido muito mal com a mentira, sempre lidei! Sou pouco tolerante e não sei perdoar, principalmente se se tratar de mentira continuada. Custa-me entender as pessoas que vivem em constante mentira e conseguem dormir descansadas, à noite. Dizem que os mentirosos compulsivos, às tantas, já não sabem distinguir a mentira da verdade e acabam por convencer-se, eles próprios, das mentiras que proferem.  Não sei se serão casos patológicos ou se é meramente uma forma de se desresponsabilizarem dos seus actos.

Nós, Cristãos, somos chamados a dar o exemplo e a viver na Verdade. Uma verdade transversal a todas as vertentes da nossa vida, seja na vida pessoal, no trabalho, na família …. Nem sempre é fácil, nem sempre é possível, mas como dizia o poeta, o caminho faz-se caminhando e o caminho da vida não é excepção.

Domingo, Se Fores à Missa ……   sê Verdadeiro!

Maf

Evangelho segundo S. João 18,33b-37.

Naquele tempo, Pilatos entrou de novo no edifício da sede, chamou Jesus e perguntou-lhe: «Tu és rei dos judeus?»
Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?»
Pilatos replicou: «Serei eu, porventura, judeu? A tua gente e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?»
Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.»
Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Que não é fácil,é garantido...
Mas que o prémio de beleza e de paz ultrapassa isso tudo, também não tenho dúvidas.
Que o seu caminho seja preenchido com muita verdade também.
Beijo
JC

Acerca de mim

Arquivo do blogue