24 novembro 2012

Lisboa, onde a Europa acontece


Lisboa fora, mais uma vez, capital da Europa; durante 4 dias reuniram-se em Lisboa Chefes de Estado e de Governo para elaborarem mais um tratado; como já havia (ainda que mal aplicado) um tratado de Lisboa, este chamar-se-ia Tratado de Lisboa/Massamá. Para a sua elaboração foram contratados os melhores escritórios de advogados especialistas em parágrafos ambíguos e que só eles, em caso de dúvidas sabem decifrar.(pagando, é claro). Chama-se a esta actividade pareceres. 

Mas eis que chegou o momento mais ansiado: o jantar de gala, que seria num palácio que já fora da Coroa Portuguesa e hoje era pertença dum país sem "coroas" nem para mandar cantar um cego. O Protocolo do Estado, sempre atento, aconselhou o Presidente Cavaco a não comer bolo-rei, e mais não disse por já estar ultrapassado o problema da saliva na comissura dos lábios (fora de Boliqueime diz-se cuspo nos cantos da boca). 

Antes do jantar há um período que é aproveitado para se fazer conversa de "chacha" debitando frases feitas ou ignorâncias. A dado momento, a Rainha de Inglaterra é apanhada por um Fulano que pergunta:

Então Srª D. Rainha, está boazinha? Lá em casa tudo bem? E os seus netinhos quantos aninhos têm? Não me diga! Já foram à tropa, como o tempo passa! E o marido de Vocelência, não veio? Algum achaque. Eu sei que devia trata-la por Madama mas a maneira correcta é difícil de pronunciar; vi uma fita em que ensinavam o seu primeiro ministro a dizer qualquer coisa parecida com mama,mas deve ser engano meu, sou duro de ouvido.

Finalmente, ojantar, com mais conversa de "chacha" para a esquerda e para a direita. 

Até que o insólito acontece. A Rainha Isabel II acaba de meter um osso na boca! O que deve fazer? Mostrar ostensivamente ao anfitrião a "fava"? Desatar aos gritos a dizer atiraram-me um osso? Pôr o osso disfarçadamente na malinha para levar para os cães? Pôr disfarçadamente na prato do conviva que esteja ao lado? Mandar chamar a Paula Bobone e a Lili Caneças para que elas digam a atitude correcta? Chamar a ASAE? Pedir o Livro de Reclamações? Engolir em seco? (É difícil de ir para baixo). Visto ser um ôsso, chamar 7 cães?

O mercúrio desfaz os ossos mas parece que não está previsto em jantares oficiais.

SdB (I)

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue