29 novembro 2012

Falando do nada

Sejamos humildes...

Quando nos atacam e a nossa razão fica vencida, de um modo geral despoletamos em nós a despropositada couraça do orgulho mal estruturado e continuamos a defender a nossa tese. Estupidamente, entenda-se, porque um homem sem razão comete o espectáculo triste de ser um demente a fingir que tem juízo. Porém, como perder com honra e ganhar com mérito são qualidades raras e muito menos propagandeadas, é comum assistirmos a este defeito numa humanidade empoleirada no seu pedestal de vaidade, que, obviamente, cada um toma à sua medida e gosto.

Aqueles que sabem perder e retiram da “derrota” a lição e a força que os enobrece, são os heróis do mérito e os campeões da honra. Não lutam numa batalha quando a sentem perdida ou que a mesma tenha apenas como fim a destruição do “adversário”. Procuram antes saber como ganhá-la, porque sabem como a perderam.

Tenho para mim, uma verdade claríssima: Nem todo o perder é desonra ou demérito, pois quantas vezes as grandes vitórias começam no ponto exacto onde se sofreram as mais humilhantes derrotas!

Porém, ser sereno e humilde aos olhos de quem nos provoca, torna-se, frequentemente, numa tarefa de dimensões gigantescas. E, também, num carisma raro neste mundo em desordem espiritual …

Porquê? – É uma pergunta que os homens conscientes fazem à sua inteligência  perturbada pelo agitar incessante das bandeiras do “vale tudo” e do anarquismo reinante e prepotente. Como resposta, o mutismo de uma pedra alojada no peito da maioria, quando urgente é que volte a morar a chama quente e serena nesses corações. E, quanto a valores, estamos conversados: Faz o que te eu digo, não faças o que eu faço - é agora o novo mandamento, que tudo explica e tudo desculpa…

Pelo que todo o homem, que consegue sentir a chama ardente desse dom que vem bem lá do Alto a aquecer-lhe a intemperança que o mundo lhe teima em atirar, é um pequeno santo, que vai a caminho da jornada feliz prometida a todos os homens, e que todos devemos tentar aproveitar…

É urgente amar, para viver!

JC

1 comentário:

Maf disse...

Infelizmente assim é, JC, a nossa sociedade dos dias de hoje. Felizmente, ainda existem pessoas como você que marcam pela diferença, não desistem, lutam por um ideal melhor e não se coibem de gritar bem alto "é urgente mudar!".
Bj grande.
Maf

Acerca de mim

Arquivo do blogue