26 fevereiro 2014

Diário de uma astróloga – [72] – 26 de Fevereiro de 2014

Júpiter em Caranguejo – Portugal é Mar


Adorei o novo mapa de Portugal que vai ser distribuído nas escolas. Que diferença do da minha juventude, que era em tons acastanhados mostrando as serras, os rios e até as linhas de caminho-de-ferro! O moderno mostra os Açores e a Madeira, e é predominantemente azul. E também é muito mais mediático porque tem um slogan: Portugal é Mar!



Apresenta a proposta extensão da plataforma continental que Portugal pediu às Nações Unidas para aprovarem e sublinha a dimensão da zona económica exclusiva (ZEE). A Ministra da Agricultura e do Mar explica a razão de ser do slogan  “nosso pais será 97% mar” …. caso as Nações Unidas aprovem o pedido de Portugal.

Portugal Continental tem actualmente uma ZEE de 327.667 km2, os Açores 953.633 km2 e a Madeira 446.108 km2, perfazendo um total de 1.727.408 km2. A 11 de Maio de 2009, Portugal apresentou um pedido de extensão destas áreas reivindicando mais 2 milhões de km2.  Este pedido baseia-se na extensão da plataforma continental à volta dos Açores e da Madeira e mantém a área referente às Ilhas Selvagens, ponto em que é contestado por Espanha. Portugal considera-as ilhas habitadas com direito a ZEE, mas a Espanha chama-lhes rochedos sem direito a ZEE. O Presidente Aníbal Cavaco Silva está a levar este assunto muito a sério e, além de hoje mesmo estar a fazer o discurso de encerramento no Cimeira Mundial dos Oceanos em São Francisco, visitou as Ilhas Selvagens no Verão passado e até ficou lá a dormir uma noite.

O novo mapa dá como garantida a aprovação do pedido o que traria a Portugal uma ZEE de 3.877.408 km2, isto é, a décima maior do mundo, superior à do Brasil!  


Estarão as estrelas a favor deste projecto ambicioso e expansionista que redefine os limites da nossa área de jurisdição e terá impacto favorável na economia portuguesa? Passo à análise astrológica:

1. Júpiter é primeiro ponto de referência porque simboliza expandir. Passa um ano em cada signo e, desde o dia 26 de Junho de 2013, está no signo de Caranguejo. De entre todos os signos, e considerando a regência natural de Caranguejo ao Fundo do Céu, é o signo mais relacionado com a Pátria. Júpiter em Caranguejo = expansão da pátria.

2. Seguidamente, olho para a carta de ingresso de Júpiter em Caranguejo, que vai definir as características do ano em que Júpiter transita nesse signo. Júpiter forma um grande trígono (facilidade de acção) em signos de água com Neptuno (mar) e Saturno (limites, fronteiras). A intenção de Portugal de expandir os limites da sua zona de influência marítima está bem simbolizada por esta formação. Mas Saturno (obstáculos) está na casa dos nossos inimigos declarados (casa 7) o que reflecte a contestação apresentada por Espanha. Por outro lado, Júpiter (sorte) rege a casa 9 relacionada com a Convenção dos Direitos do Mar sobre a qual se apoiará as Nações Unidas para decidir o nosso pedido.




3. O próximo passo é através da Astrocartografia que analisa energias geograficamente. Aqui, Júpiter está no Fundo do Céu (ponto da carta referente à Pátria) nos Açores, zona onde a proposta de expansão da plataforma continental é maior!




Esta colocação de Júpiter é um aspecto positivo mas contrabalançado com Úrano no Ascendente (imagem do pais para exterior). Úrano é o planeta da mudança, da alteração do status quo o que nos seria favorável, mas também é o planeta das surpresas. A “certeza” da Ministra da Agricultura e do Mar demonstrada pela distribuição do mapa às escolas pode sofrer uma surpresa desagradável.

4. E por onde transitava Júpiter a 11 de Maio de 2009 relativamente à carta de Portugal? Na casa 4, a casa que é naturalmente regida por Caranguejo e reflecte a pátria. Expansão ou excesso de optimismo que é a outra característica de Júpiter?
5. Olhando para o futuro: Não sei quando as Nações Unidas tomam a decisão de aprovar ou rejeitar o nosso pedido, mas Júpiter faz uma conjunção por trânsito ao Neptuno da carta da república a 6 de Junho de 2014. Extensão marítima, ou grandiosa fantasia? 

Todas as energias planetárias têm uma expressão positiva ou uma expressão negativa, dependendo de como são utilizadas. Não sou política, por isso ignoro as manobras diplomáticas de bastidores, o que não me permite julgar a expressão e a verdadeira intenção deste pedido. Mas eu própria estou jupiterianamente optimista, talvez porque um mês depois da conjunção com Neptuno, Júpiter faz um sextil à Vénus da república, o que pode ser traduzido por uma oportunidade para enriquecer … Bem precisamos.

Luiza Azancot

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue