14 fevereiro 2014

Crónicas de um mestrando tardio

Recomecei esta semana o mestrado em teoria da Literatura a que me atirei na Faculdade de Letras.  2ªfeira era dia de Santo Agostinho que, a par de Fernando Pessoa, serão os dois seminários que seguirei até ao Verão. Sobre o segundo falarei noutro dia.

Atiro-me a este seminário com gosto. Quero saber mais sobre o santo e doutor da igreja, quero aprender a lê-lo. Não sairei defraudado, pese embora a minha própria capacidade intelectual, seguramente limitada.

Falemos então da bibliografia sugerida (escrita da forma ditada) para estas aulas sobre o bispo de Hipona:

- Confissões (recomendada leitura integral)
- De Doctrina Christiana libri IV
- Enarraciones in Psalmos
- Soliloquia
- Comentário ao evangelho de S. João
- Homilias e Epístolas
- Queda da Cidade de Roma
- A Cidade de Deus (são vários volumes, recomendada leitura integral)
- De Trinitate 
- Santo Agostinho [Teixeira de Pascoaes]

A primeira aula foi excelente, (quase) toda sobre a biografia de Santo Agostinho, imprescindível para se perceber o que lhe ia na cabeça e na alma, quais as fases por que ele passou e que tanto conformaram o seu pensamento e, consequentemente, os seus escritos. 

Terminámos em beleza, lendo e traduzindo o texto abaixo. Percebi pouco, que o meu latim nunca foi estudado, é apenas motivo de interesse. Mas faz sentido lê-lo alto, perceber o que é retórica, escutar a musicalidade da oração, o jogo de palavras (principalmente até meio do primeiro parágrafo). Um dia tentarei postar aqui a tradução.



JdB 

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue