05 janeiro 2017

Poema dos dias que correm

Catedral maronita | Alepo, Síria | 25.12.2016 - foto tirada daqui

De amor

despede-te de mim, bate devagar à porta:
tenho vontade de recomeçar, reerguer escombros,
ruínas, tarefas de pão e linho, não dar
nome às coisas senão o de um vago esquecimento,

abandono. despede-te de mim como se a vida
recomeçasse agora, não me procures onde
a memória arde e o destino se ausenta.

tudo são banalidades, afinal, quando assim
se recomeça e a vida falha como um material
solar e ilhéu. levamos poucas coisas, basta
um pouco de ar, os objectos fixos, em repouso,

os muros brancos de uma casa, o espaço
de uma mão. arrumo as malas e os sinais,
aquilo que nos adormece em plena tempestade.

Francisco José Viegas (in 366 Poemas que Falam de Amor, antologia de Vasco Graça Moura)



Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue