27 junho 2010

13º Domingo do Tempo Comum

Hoje é Domingo, e eu não esqueço a minha condição de católico.
Cabe-me a mim, nesta desgarrada semanal que vou mantendo com a maf, deixar alguns pensamentos sobre o evangelho de hoje. Tarefa difícil, porque há textos que nos são mais evidentes do que outros...
Realcei as palavras que me parecem importantes, caminho e seguir, porque talvez sejam as que mais se aproximem, conceptualmente, do que vou rogando diariamente, seja na forma de uma oração convencional, seja na de um desejo implícito voltado para cima.
De há muito que vou pedindo a Deus que me dê discernimento e força. O primeiro, para me iluminar sobre a melhor forma de atingir a santidade; a segunda, para que não me falte o alento para o trilhar.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Aproximando-se os dias de Jesus ser levado deste mundo,
Ele tomou a decisão de Se dirigir a Jerusalém
e mandou mensageiros à sua frente.
Estes puseram-se a caminho
e entraram numa povoação de samaritanos,
a fim de Lhe prepararem hospedagem.
Mas aquela gente não O quis receber,
porque ia a caminho de Jerusalém.
Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram a Jesus:
«Senhor,
queres que mandemos descer fogo do céu que os destrua?»
Mas Jesus voltou-Se e repreendeu-os.
E seguiram para outra povoação.
Pelo caminho, alguém disse a Jesus:
«Seguir-Te-ei para onde quer que fores».
Jesus respondeu-lhe:
«As raposas têm as suas tocas
e as aves do céu os seus ninhos;
mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça».
Depois disse a outro: «Segue-Me».
Ele respondeu:
«Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai».
Disse-lhe Jesus:
«Deixa que os mortos sepultem os seus mortos;
tu, vai anunciar o reino de Deus».
Disse-Lhe ainda outro:
«Seguir-Te-ei, Senhor;
mas deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família».
Jesus respondeu-lhe:
«Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás
não serve para o reino de Deus».


1 comentário:

Anónimo disse...

Ontem, na missa, ouvia a homilia do Padre Miguel sobre o Evangelho e a entoação dele: não BASTA preferir Cristo; não BASTA gostar de Cristo; é preciso SEGUI-LO. Este o grande desafio. Difícil, muito difícil, a meu ver. Obrigada. pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue