27 julho 2012

Ninguém é um deserto


    “ O que embeleza o deserto, diz o principezinho, é que ele esconde um poço em qualquer lugar…”
                      Saint-Exupéry – O Principezinho

Eis-me diante de ti
Vejo-te com infinita ternura! Vejo a aridez coriácea do teu olhar e percorro com os olhos bem abertos o teu corpo hirto como um tronco fustigado por uma grande tempestade!
Vejo as tuas veias dilatadas e sofro o teu modo afectado e brusco! Ouço as tuas palavras duras que ferem os meus ouvidos como punhais e penso que talvez por isso dizem alguns que és um deserto humano, seco e árido!
Mas agora esquece essa mancha que pesa sobre o teu destino. Estou diante de ti. Confia. Sou dos poucos que não te chamam deserto e, ainda que o sejas, acredita que tenho a fé do principezinho…
Por isso te digo: A tua maior beleza está- como no deserto-escondida no poço do bem, que tu guardas algures no peito e eu pretendo encontrar!
E todos nós, que procuramos esses poços, é porque temos sede!
Então, precisarás de ter a caridade de dar de beber a quem te procura por dentro. E porque todos nós procuramos incessantemente um oásis no deserto humano.
Se puderes, no teu oásis planta um girassol. Quando desponta o sol, vermelho como uma enorme bola de fogo, logo a planta sorridente se vira para ele, agradecida!
Ao longo do dia vai girando e despede-se igualmente virado para ele, quando o Poente se fecha numa cortina de fogo.
Vira-te para o teu ideal…Gira, pois, em redor daquilo que persegues, mas sempre como o girassol: aberto e dando a face!
Olha-me. Vê bem. Estou diante de ti.
NÃO ÉS UM DESERTO HUMANO!
Tens sido- isso sim- um terreno estéril, que esconde um oásis que ninguém até hoje procurou por entre os areais escaldantes da tua vida!
Conta comigo!

JC

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia JdB,

Por mero acaso resolvi visitar o seu blog hoje e ainda bem que o fiz: gostei imenso do seu texto.

Aqui vai parte do Principezinho, voz de Gerard Philippe, espero que goste.

http://www.youtube.com/watch?v=mew29EEb1kA.

Maf disse...

lindo, de facto, este texto (embora não da autoria do JdB, como pensou o leitor acima); pergunto-me se o texto se dirige a alguém em particular ... e que vontade, ganas até, me dá em transformar esse terreno estéril em terra fértil ....
Obrigado, JC, por partilhar connosco toda a sua sensibilidade.
Maf

JdB disse...

Anónimo: JdB, o editor e dono do estabelecimento confirma a informação da Maf. De facto, o texto publicado hoje não é meu, se bem que me tivesse orgulhado de o escrever, fosse esse o caso.
É o mal deste blog estar carregado de iniciais, JdB, SdB, Maf, JdC, JC, fq, PO, MFM e outros...
O seu a seu dono. O texto é do JC.

Acerca de mim

Arquivo do blogue