05 abril 2011

Duas últimas



Hoje vai ser propositadamente curto. Não quero pôr-me para aqui com divagações que possam distrair-vos do essencial. E o essencial é a "Carta" dos Toranja, para mim a melhor música do século XXI (e já vamos no segundo decénio...). Só um aparte: dizem-me que a background voice é da menina a quem a carta é suposto ser dirigida, ex-namorada do rapaz Bettencourt, vocalista do grupo. Tudo moderno e civilizado. Assim é que é!!

JdC

6 comentários:

Ana LA disse...

Bom dia JdC. Belíssima escolha. Também gosto imenso da música e do autor por quem tenho uma ternura muito especial.
Há um certo romance nesse sua versão dos factos. Deu jeito aos artistas que assim fosse. O poder do marketing é fundamental para vender. Já o JdB ficou desiludido com a desinteressante origem do título da música de Simon. Pois, nem sempre podemos enobrecer os rasgos geniais dos artistas. Pode ser uma cão que passou à porta de perna partida, pode ser a raiva ao amigo que levou o chapéu de chuva de estimação, ou pode ser até uma miscelânea de emoções irracionais provenientes duma noite passada a beber sumol e a ver meninas a dançar ao som de uma música ensurdecedora.
Já me excedi neste comentário, mas como conheço os intervenientes, já não consigo desligar-me dos aspectos mais prosaicos da suas vidas quotidianas. Isto sou eu na versão mais seca. Ele há dias!

Anónimo disse...

Caro JdC,
Uma boa surpresa,esta tua escolha.
Musica/letra muito boas, interpretação soberba.
Para melhor musica portuguesa dos anos 2000 talvez prefira autores do Norte!
Abraço,
fq

JdB disse...

É bom manter os bloguistas satisfeitos e com uma auto-estima acima dos mínimos a que o país está votado. Se o meu amigo JdC diz que é a melhor música do séc XXI quem sou eu para dizer que não? Talvez seja um bom repto para o Duas Últimas da semana que vem, ou da semana seguinte. Que a escolha é boa, disso não tenho dúvidas.

maf disse...

musica bem ao jeito do JdC, sem dúvida. tem a cara dele estampada em cada nota musical, em cada palavra, em cada emoção. Não faz muito o meu género, mas subscrevo o JdB ... quem sou eu para dizer que não ! Brindo à amizade que transpira das Duas Últimas.
Maf

Philip disse...

I have not heard of Toranja or Tiago Bettencourt. I checked Wikipedia which states that Toranja were a "rock band with a flair for rebellious lyrics". Well, I don't understand well the Portuguese lyrics, but musically, to my ears, there is nothing rock or rebellious or XXI century about them, at least not this song. Pleasant yes, but not earth-shatteringly new. Nevertheless, it's nice to be introduced to new Portuguese artists. Thanks, PO

Guega disse...

Uma das melhores músicas portuguesas de sempre, pra mim.

Acerca de mim

Arquivo do blogue