29 abril 2012

Domingo, Se Fores à Missa!


Continuamos em tempo de Páscoa e o tema do Bom Pastor é especialmente próprio para esta época. A afirmação de Jesus de que “o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas” tornou-se realmente palpável na sua Morte na cruz. Aí Ele dá a vida, oferece-Se ao Pai por amor pelos homens.

Não espero que nenhum de nós, obviamente, leve à letra esta capacidade de amor e doação, ao ponto de se sacrificar e morrer pelos outros (embora até haja quem o faça, em circunstâncias extremas de catástrofes naturais ou em clima de guerra); no entanto, ao invés de pensarmos: “... pois, mas Jesus é O Filho de Deus e veio ao mundo com essa missão específica, enquanto que eu sou um simples mortal, vivo no Séc. XXI e nunca na vida hei-de chegar, nem de perto, aos Seus calcanhares... “, porque não tentarmos transpor esta leitura para as nossas vidas actuais, loucas vidas estas dos nossos tempos, em constante correria e trazer um pouco desse amor, dessa doação ao mundo de hoje ?

A imagem do “Pastor modelo”, fala-nos de Cristo que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar n’Ele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho.

Cada um de nós, nos seus ambientes, no local de trabalho, na comunidade, no prédio onde vivemos, na praia onde passamos férias, podemos também ser, um pouco, esse Pastor que “escuta” as suas ovelhas. Como cristãos, deveríamos conduzir as nossas vidas de tal forma que os outros vissem em nós um exemplo de conduta. Tal como dizia JC - o bloguista estreante - na passada 5ª feira, é importante marcarmos a diferença numa sociedade tão individualista como a nossa.  As nossas acções, as nossas escolhas não deveriam buscar somente o nosso próprio bem, mas sim o bem dos que nos rodeiam. Uma atitude de partilha genuína, fará de nós pastores naturais. Ao escutarmos as necessidades dos que nos rodeiam - e muitas vezes essas necessidades mais não são do que um simples sorriso ou uma palavra de alento ou um pouco do nosso tempo - estaremos a ser rosto de Cristo Pastor. Para sermos pastores, não precisamos de estudos académicos ou de dinheiro ou de status social; um pastor, o que faz é juntar as ovelhas perdidas e prover às suas necessidades. Também nós podemos ser pastores, simplesmente estando atentos aos mais necessitados, aos mais isolados, aos que perderam o rumo de vida, aos adolescentes desorientados, aos marginalizados, aos que não conhecem a Cristo, enfim, tanta gente que poderá ver, em nós, um caminho a seguir, tal como as ovelhas caminham com o   pastor.

Domingo Se Fores a Missa .............  veste a pele do Pastor!

Maf

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus.
«Eu sou o Bom Pastor.
O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.
O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas,
logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge,
enquanto o lobo as arrebata e dispersa.
O mercenário não se preocupa com as ovelhas.
Eu sou o Bom Pastor:
conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas conhecem-Me,
do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai;
Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil
e preciso de as reunir;
elas ouvirão a minha voz
e haverá um só rebanho e um só Pastor.
Por isso o Pai Me ama:
porque dou a minha vida, para poder retomá-la.
Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.
Tenho o poder de a dar e de a retomar:
foi este o mandamento que recebi de meu Pai».

1 comentário:

Anónimo disse...

É bom saber que existem pastores "altruistas" prontos a receber ovelhas tresmalhadas no seu rebanho mesmo sabendo de antemão que um dia as mesmas irão seguir para outros prados...desejo-lhe longos e belos pastoreios.
JC

Acerca de mim

Arquivo do blogue