29 janeiro 2015

As escolhas de gi

Manuel de Freitas, "Ubi Sunt", Averno


MF continua a sua singular trajectória, em pista própria, no contexto histórico e artístico da poesia portuguesa contemporânea. Poeta "sem qualidades" (é elogio, atenção!) e de uma consistência inabalável, é um dos autores de alguns dos poemas recentes mais tristes - desalentados - da ars poética portuguesa, dos últimos 10 a 20 anos, ao mesmo tempo que mais perfeitos na difícil arte de rematar poemas com brilhantismo semântico (formal) e superlativo efeito emocional.

gi



Chão antigo *
(para o António Manuel Couto Viana)

É pena que já não existam
esses lugares imundos – puros, quero eu
dizer – onde a morte entrava
sem ter de pedir licença.
Lugares onde eram por igual sinceros
o sono, o vómito ou a sombra de um abraço
(Mayakovsky e Céline tinham a mesma importância
e a sorte de não serem futebolistas).

É pena que já não possamos
comemorar no chão a derrota
do corpo pela manhã. Ao lavarem
os copos, da última vez, houve duas
ou três gerações que se partiram.
Talvez eu pertencesse a uma delas – mas
isso, ao poema, importa muito pouco.

Há um lugar que escreve sobre
a ausência de todos os lugares.
Tonéis de vários tamanhos
onde inscrevi, por distracção,
o único nome verdadeiro.
Estou a falar, naturalmente,
de tabernas.
Mas talvez não seja apenas isso.


* in A Flor dos Terramotos 

1 comentário:

Unknown disse...

Boa tarde. O meu nome é Valdemar Cruz e sou jornalsita do Expresso. Precisava de lhe falar porque penso que poderá se útil para um trabalho que estou a tentar fazer. Será que pode, por favor, fornecer-me uma forma de o contactar mais diretamente? o meu mail é: vcruz@expresso.impresa.pt
Muito obrigado

Acerca de mim

Arquivo do blogue