07 junho 2011

Duas últimas

Para quem como eu, queridos Amigos, disse há algumas semanas que ouvia pouca música étnica penso que estarei a esticar-me... Para alguns será a seca do costume, para outros será uma agradável surpresa, para outros, ainda, o espanto que precede o vómito. Apresento - ou relembro, conforme o caso - a harpa do Paraguai. Perguntarão os meus estimados leitores: diz lá tu, ó gimbrinhas, o que é esse instrumento. Socorro-me da sabedoria - não das nações - mas do Wikipedia que diz isto:

A harpa paraguaia é um instrumento musical típico do Paraguai e similar a outros instrumentos da América do Sul, particularmente da Venezuela. É uma harpa diatônica com 32, 36, 38 ou 40 cordas, feita com madeira tropical, com um exagerado arco de pescoço e tocada com as unhas e dedos. É comum na execução de músicas da língua guarani e recebeu a influência da música espanhola.


Pois no fundo é isto. Ofereço-vos dois temas. O primeiro, chamado Cascada, foi considerado por alguém como a obra mais importante composta para este instrumento. Na escolha do outro fui vencido pelo fetiche que sempre me persegue (há quem prefira cabedais, chicotes, jogos de poder e sado-masoquismo). É uma das peças musicais mais bonitas que a mão humana compôs.

Entretenham-se, divirtam-se, cultivem-se. Em achando uma maçada, procurem os blogues que falam das tendências de voto da ruralidade interior e da esperança média de vida do caracol das estepes. Para a semana há mais Duas Últimas e quem vem a seguir a mim fará melhor com certeza.

Vamos embora, Paraguai.

JdB




3 comentários:

Ana LA disse...

Bom dia JdB.
Acho lindo e assim que ouvi os primeiros acordes, imaginei-me debaixo de um duche forte numa bela casa de banho de mármore. A segunda, mais romântica, confesso que já me remete para os filmes de produção holywoodesca, em que há sempre um vilão apaixonado, que se declara à sua amada, numa típica cantina mexicana.
Adorei a sugestão.

Anónimo disse...

JdB,
Cascada é bonita demais!
Abraço,
fq

Maf disse...

"Esperança média de vida do caracol das estepes"???? VALHA-ME DEUS, no dia em que você publicar sobre isso, internamo-lo. Lololol Venham mais harpas, deliciei-me a ouvir. Bj
Maf

Acerca de mim

Arquivo do blogue