13 agosto 2011

Pensamento impensado

A simpática colaboradora/comentadora PCP referindo-se aos meus escritos disse que eu era um poço sem fundo, uma verdadeira fonte inesgotável. Saberá o que é a angústia de ver aproximar-se o dia da entrega dos "Pensamentos Impensados" e não ter imaginação?

Já Eça de Queiroz, numa carta a Pinheiro Chagas, e a propósito dos escritos a que se tinha comprometido dizia:eu conheço a situação, é medonha, e mais adiante não podendo arrancar uma só ideia útil do crânio, do peito ou do ventre...Mas se eu quiser comparar-me com os meus "colegas" criadores, vejo que ganho por larga maioria.

Eu escrevi cerca de 500 piadas/patetices; fixem bem: 500. Camilo Castelo Branco escreveu apenas 80 obras; o compositor Haydn "apenas" 104 sinfonias (além de outras coisas). Eu, se me quiser considerar camisola amarela, atiro para o carro vassoura Bizet e Leoncavallo. O 1º, que eu saiba, compôs uma ópera, Carmen, e umas Arleasiennes.

(se alguém se lembrar de mais alguma composição significativa, peço o favor de me informar).

Leoncavallo, compôs uma ópera, os Palhaços, e uma composição menor, a Matinata; também compôs uma ópera a Boémia (ou Boémios) que não deve ter sido apresentada sequer meia dúzia de vezes. (se alguém se lembrar, etc.). A rilhar os dentes, tenho de reconhecer que as óperas citadas são geniais, universais e intemporais.

SdB (I)

PS-Já é tempo de falar a´sério: porque é que dois compositores geniais produziram tão pouco?

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada pela simpática referência, SdB(I). Mas continuo a achá-lo um poço sem fundo de criatividade "disparatada" (espero que perceba o que significo com isto - sou, aliás, uma enorme fã de pessoas disparatadas. Têm uma côr diferente, fazem-nos ficar mais soltos, rir que é a coisa melhor do mundo...). Mas percebo que não é fácil ter imaginação criativa desta maneira uma vez por semana. Não é de 15 em 15 dias, é semanalmente! É duro! Mas pense assim: todos (ou quase todos) os actores/artistas quando têm de subir ao palco ou mostrar o seu trabalho, têm essa angústia. Espero que isto o conforte!!... pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue