11 janeiro 2012

Ponto de Vírgula

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal,
Com uma dualidade de eu para mim...
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!

Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador com muitas coisas — doces, frutas o resto na sombra debaixo do alçado —,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...

(...)
"Aniversário",  Álvaro de Campos

Trouxas de ovos

Ingredientes:

Para as capas:
10 gemas
1 ovo

Para os fios de ovos:
1/2 kg de açúcar
10 gemas
3 dl de água

Para a calda
:
1 kg de açúcar
1/2 litro de água

Preparação:

Misture o açúcar com a água e leve ao lume até fazer ponto de fio forte. Bata as gemas com o ovo. Deite-as às colheradas dentro da calda até cozerem. Retire para um prato e reserve. Prepare os fios de ovos: aqueça o açúcar com a água até levantar fervura. Deite as gemas no aparelho próprio e deixe-as escorrer em fios. Retire-os com a ajuda de um garfo para um prato molhado. Recheie cada capa com os fios de ovos, enrole, coloque numa travessa e regue com a restante calda.


MFM

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sou nada fã de trouxas de ovos, mas esta fotografia está um sonho! Quase que se lhes sente a textura. O texto, belíssimo, como não podia deixar de ser, e super apropriado para o dia que é! Parabéns, muitos parabéns JdB! Que conte muitos, cheios de sabedoria, discernimento e paz interior. Ah, e saúde, que está por detrás de tudo. Grande beijinho. pcp

Ana CC disse...

Belíssima escolha.
A pcp tem razão, a fotografia está um espectáculo.
Bom dia doce para o dono deste estabelecimento.

Anónimo disse...

MUITOS PARABÉNS, JdB! Que conte muitos e que cada ano, dia após dia, seja mais feliz! Acredito imenso que o tempo joga muito a favor das pessoas bem intencionadas, como é manifestamente o caso do dono deste estabelecimento.
Que seja sempre TEMPO DE FESTEJAR(MOS) OS SEUS ANOS. Bjs, MZ

Acerca de mim

Arquivo do blogue