10 setembro 2012

Vai um gin do Peter’s?


Desde meio de Julho que o Metro estendeu a sua rede ao aeroporto de Lisboa, oferecendo uma alternativa de acesso muito confortável e rápida para os viajantes. 

Na nova estação sobressaem os cartoons de António a evocar figuras públicas da portugalidade, nos dois últimos séculos, aplicadas sobre o revestimento de azulejo branco, que faz o efeito de tela. Nem todas são notáveis. E nem todas são, sequer, especialmente conhecidas, até mesmo pelas más razões. De facto, a escolha é discutível! 

Ainda assim, num desfile histórico com uma selecção algo redutora, aparecem inúmeras personalidades maiores, como: Pessoa, Almada, Sophia, Mª Helena Vieira da Silva, o benfeitor da cultura nacional –Gulbenkian, Mª João Pires, O’Neill, Amadeo de Souza-Cardoso, Eça, Bordalo, Nemésio, Pomar, Duarte Pacheco, Amália, Carlos Paredes, Egas Moniz, Cesariny, Sacadura Cabral e Gago Coutinho, Vergílio Ferreira, Villaret e até Sá Carneiro, entre outros que merecem destaque. 

A par das celebridades, também surgem nomes menos compreensíveis, neste contexto, como: Stuart Carvalhais (da B.D.), os arquitectos Cassiano Branco e Pardal Monteiro, António Sérgio (pensador e político), Solnado ou os quatros fundadores dos maiores partidos da III República, parecendo querer garantir palco às forças políticas com maior assento na Assembleia. Não há dúvida de que os políticos têm tendência para se levar muito a sério… 

Sente-se a falta de: Camilo, Mouzinho de Albuquerque, Manoel de Oliveira, Siza Vieira, Fontes Pereira de Melo, a célebre Ferreirinha (Antónia Ferreira – empresária talentosíssima do século XIX), Régio, Agustina, Alfredo Keil, o Pe. Américo, Rosa Mota e António Champalimaud, entre outros. 

Embora o traço nem sempre seja feliz, resultando em imagens histriónicas e pouco buriladas, não lhes falta expressividade nem semelhança com a figura representada. Quase todas já morreram, salvo um par de excepções, como a grande pianista, a pantera negra do futebol, Júlio Pomar, Soares ou Freitas do Amaral.  

Aqui vai uma visita antecipada à nova estação: 




Apetece aterrar em Lisboa…

Maria Zarco
(a  preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas)

4 comentários:

Anónimo disse...

umas são francamente boas, outras francamente más.
SdB(I)

Anónimo disse...

Sempre interessantes, os seus posts!
fq

Anónimo disse...

Deus queira que venha a ser muito usada, esta estação. Lisboa merece e os turistas também. Quanto às figuras apresentadas, não as acho mal. São cartoons. E acho gira a ideia de apresentar aos visitantes que entram na capital as imagens e os nomes de algumas das nossas personalidades. Enfim, das seleccionadas... Giro o teu post. Obrigada e bem vinda. pcp

Anónimo disse...

Tenho de assumir que ainda não vi, ao vivo e a cores, a nova estação. Só fiz a visita virtual, que partilhei com todos... Bjs a todos,MZ

Acerca de mim

Arquivo do blogue