07 janeiro 2014

Concurso de Escrita Criativa

Escreva o primeiro capítulo de um romance com o título:
“Se a Vida são Dois Dias o que Raios me Acontece Quando Saio à Noite?”

(máximo: 400 palavras)

***


Vítor Sertório tem 35 anos. É alto e magro debaixo de um longo cabelo encaracolado que lhe cobre as orelhas e grande parte da testa. Tem o nariz equilibrado a despontar entre dois olhos escuros e tristes, uma boca bem desenhada que revela, dizem-lhe, “uma sensualidade perturbante”. As maçãs do rosto salientam-se numa pele pouco mais do que imberbe.  Tem umas mãos finas e compridas, numa expectativa de pianista que não houve.
Há nele um apego às rotinas: o banho quente e poupado, a escolha criteriosa da roupa, o pequeno almoço rápido num desinteresse de fastio repetido, o beijo ao que sobra da família, o afago na cabeça fugidia do gato. Sofre o caos do trânsito e a alegria radiofónica de gente que se identifica pela voz, como se fossemos todos cegos, tacteando com os ouvidos. Trabalha: repreende e é repreendido, manda e é mandado, motiva e qualquer coisa por aí. Retorna a casa no silêncio do fim de dia, porque cavalo que sente cocheira não carece de estímulo para lá regressar. Saúda o que sobra da família e bichana ao Eros, que foge para cantos onde só o espanador chega. Depenica um jantar porque há a estética, a roupa que não estica, um enjoo constante aos condimentos, um certo asco aos odores.
Na contabilidade de alegrias e frustrações, Vítor Sertório equilibra-se nas contas finais. Conhece vidas felizes plenas de viagens, carros novos, rostos sorridentes; identifica as muitas outras que deprimem e convidam ao desespero. Tem 35 anos, e quando olha em frente o sorriso não lhe esmorece na face.
À quinta e à sexta-feira sai pela noite, integrado num grupo que se movimenta ruidoso pela capital, gargalhando e soltando piropos provocatórios. Cantam, acenam, empurram-se, contam histórias brejeiras que fazem rir e corar. Nesses dois dias Vítor Sertório é Anabela: encheu um soutien de algodão, pintou os lábios de um vermelho que torna a sensualidade desesperante, tingiu de carmim umas maçãs do rosto que sobressaem imberbes. O cabelo que agora lhe destapa as orelhas de onde pendem brincos provocantes, e a elegância nos saltos altos, suscitam inveja e admiração.
Para Vítor Sertório, que também é Anabela (embora não se saiba quem nasceu primeiro) a vida são estes dois dias. Quando lhe perguntam o que faz quando sai à noite, denuncia uma possível timidez num trejeito feito de vida escondida e responde, afagando um brinco: “sonho com os próximos dois dias”. 

JdB    

6 comentários:

arit netoj disse...

Muito giro! Parabéns!
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá JdB,
desculpe-me não comentar o seu post...

Pode dizer-me, quem é o promotor do concurso que fala?

AC

JdB disse...

AC,
Obrigado pela visita.
http://www.escritacriativa.org/
Pedro Chagas Freitas
Se não chegar lá diga qualquer coisa que tento ajudar mais.
J

Anónimo disse...

Obrigada, JdB.

Infelizmente, não me dá boas notícias, era o que eu suspeitava.

Inscrevi-me nesse desafio, talvez em out./nov. e até hoje não recebi nenhuma proposta de texto. Tinha havido uma confusão na minha inscrição, que pensei que estaria resolvida, até porque recebi um e-mail a dizer que se não recebesse nada até março (!! sim, também estranhei),para consultar a caixa de spam. Outro dia, com o anúncio do desafio de Poesia (que me interessou), lembrei-me do anterior, e num dia ao passar 'a correr' por aqui, fiquei a pensar se não seria o mesmo, coisa que me confirma.
Vou ver o que se passa, mas já vi, que neste, estou fora.
Boa inspiração para os textos, JdB, boa inspiração para a vida, e 2014!

Tenho andado muito arredia dos blogs, ... mas vou tentar encontrar (me) num tempo de pausa, para ler os seus preciosos textos, que tanto gostava de ler.

Quando tinha READER, era-me mais fácil e direto.
Hoje vim aqui, para lhe perguntar sobre o concurso ( dica do João )e dei de caras com um texto do Gi. 4? pensei, mas então haverá mais?... o que tenho estado a perder mais por aqui?

Enfim...

Um abraço,
colorido
a.

Anónimo disse...

Fui ver aos meus registos, e o campeonato que falo, é o 21º.

O seu também é?

Anónimo disse...

Olá de novo.

Desculpe o abuso da sua caixa de comentários, mas não tenho o seu e-mail.

Questão resolvida. Ingenuidade a minha pensar que uma engrenagem daquelas ('fábrica da escrita') tivesse apenas um campeonato por ano.

Já agora, gostei do seu texto. Imaginação e graça na escrita, não lhe faltam. Ainda bem.

-Posso dizer a frase?

Obrigada, um bom fim de semana.

a.

Acerca de mim

Arquivo do blogue