10 janeiro 2012

Duas últimas


João tem sido um nome central na minha vida. Ainda bem que se trata de um nome curto e aprazível, pois circunstâncias várias fazem com que tenha de salivá-lo com frequência ao longo do dia.

O meu filho mais novo é João, um dos meus irmãos, com quem me dou particularmente bem e de quem sou padrinho de casamento é João, os meus maiores amigos são Joões.

Sendo bíblica a origem do nome João, o “agraciado de Deus”, como não lembrar João Baptista, que preparou a vinda de Jesus, ou João Evangelista, o amigo dilecto. E também esse Papa único que foi João Paulo II.

E não posso deixar de pensar que, em períodos marcantes da nossa história, quando nos aventurámos pelo mundo ou quando tivemos que lutar bravamente pela nossa independência, eram Joões os nossos Reis.

Claro que muitos outros exemplos poderiam ser dados de Joões: melhores ou piores, santos ou vilões, grandes triunfadores ou heróis desconhecidos. Como afinal acontece com qualquer outro nome. Mas João para mim é especial, tive sorte com o nome. Já agora, da internet retirei que João indica uma pessoa com forte espírito de liderança, impulsiva e com nobreza de carácter.   
 
Em homenagem aos Joões que conheço e que fazem parte da minha vida, em especial aos que são aniversariantes neste mês de Janeiro, deixo-vos com duas músicas de um João famoso: uma por ele composta ainda no tempo dos Beatles, outra posterior ao desaparecimento do grupo.

Tenho ideia que a primeira já foi postada neste blogue há tempos, se assim é, que tal não vos impeça de a ouvir de novo!

fq

6 comentários:

Ana CC disse...

Bom dia fq.
Minha admiração (só mais um bocadinho a juntar ao bocadão anterior) e agradecimento.
Elogiar não é fácil e publicamente é então raríssimo. Temos sempre medo de dizer aos outros que gostamos deles, mesmo aos mais íntimos, parece que o sentimento tem de ser apenas sentido, percebido e que a relação se estraga se lhe humildemente lhes dissermos - gosto de ti, porra! (ai o palavreado.
Obrigada fq. Este foi um dos melhores momentos deste blog que tanto gostamos.

Anónimo disse...

As pessoas são todas diferentes, realmente. Eu, ao invés da Ana CC, acho a coisa mais normal do mundo elogiar e dizer que gostamos dos outros, do que fizeram ou não. Sai-me, não me custa absolutamente nada. Lembro-me, por acaso, duma frase do António Feio em que ele dizia: "nunca deixem nada por dizer". Concordo totalmente. Falar liberta. Por isso, boa, ainda bem que fala sobre os Joões "da sua vida". Um eu conheço e é, realmente, 5*. Quanto às músicas, o Real Love já foi de facto postado. Pelo PO. Mas é sempre giríssima. Obrigada. pcp

JdC disse...

Obrigado amigo. Grande texto e boas músicas de um João que, não sendo o meu "Beatle" favorito, merece sem dúvida um lugar de destaque na lista dos Joões notáveis.
Abraço.

JdB disse...

Este João, que também é editor e dono do estabelecimento, agradece profusamente os elogios que lhe tocam, não só as mentiras que se encontram na internet como a amizade que agradeço e que muito me honra.
O João Lennon é um pormenor neste post de hoje.
Abraço

Anónimo disse...

Dear fq, it's true also in English that the name "John" tends to suggest someone who is steady, dependable, conservative. But evidently there are exceptions! Nice choice of music. It was not me who posted Real Love before...thanks, PO

Anónimo disse...

Oh, I know, it was not PO, I think it was SdB (III). Sorry about that. pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue