27 maio 2012

Domingo ....... Se Fores à Missa!

Hoje, o Evangelho fala-nos do Espírito Santo.  Para mim, o Espírito Santo reveste-se de duas vertentes importantes: inspiração/sabedoria e envio/acção.

Relativamente à primeira vertente, confesso que invoco muitas vezes o Espírito Santo, quando preciso de tomar uma decisão mais difícil ou quando preciso de inspiração para qualquer trabalho ou conversa.  Acredito, totalmente, no seu poder de sabedoria, discernimento e envio.  Não o vejo como uma coisa etérea, inatingível; muito pelo contrário, sinto-o muito presente e concreto quando o invoco.  Basta sentar-me, de olhos fechados e fazer uma pequena oração, tipo “vem, Espírito Santo, inunda-me de tranquilidade ... ou sabedoria ...... ou inspiração .... ou discernimento” ..... ou qualquer outra virtude que eu necessite, na altura e, de facto, ele actua.  Não sei se é acção directa dele ou se é efeito psicológico, ou se é acção de Deus, através dele; não sei dizer, mas o mais importante é que nos disponhamos a recebê-lo nos nossos corações e ele arranjará maneira de lá entrar.

Relativamente à segunda vertente, o envio, sinto que é nossa obrigação, como cristãos, não nos fecharmos em nos próprios, não nos fecharmos numa relação exclusiva com Deus. Muitos católicos que conheço, dizem ter a sua “própria” relação com Deus e esse tipo de relação, muitas vezes, serve de desculpa para não ir à Missa, ou não fazer direcção espiritual ou não ir à confissão. Cada um de nós, pode e deve ter a sua própria relação com Deus, é certo, mas o que não podemos de forma alguma fazer é guardar para nós próprios os frutos dessa relação.  Nenhuma relação de amor consegue sobreviver muito tempo, se não for aberta e partilhada com a família, com os amigos e com a comunidade.  “Amor e uma cabana” não resulta com o amor de Deus. Sendo recipientes desse amor, temos de o levar aos outros e quanto mais damos, mais recebemos. A fonte é inesgotável.

O Pai cria-nos, o Filho ama-nos, o Espírito envia-nos.

Domingo, Se Fores à Missa ............... Deixa entrar o Espírito Santo!

Maf

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco».
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.
Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco.
Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós».
Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue