16 maio 2012

Ponto de Vírgula

Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo,
Serviram-me o amor como dobrada fria.
Disse delicadamente ao missionário da cozinha
Que a preferia quente,
Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria.

Impacientaram-se comigo.
Nunca se pode ter razão, nem num restaurante.
Não comi, não pedi outra coisa, paguei a conta,
E vim passear para toda a rua.

Quem sabe o que isto quer dizer?
Eu não sei, e foi comigo ...

(...)


Sei isso muitas vezes,
Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram
Dobrada à moda do Porto fria?
Não é prato que se possa comer frio,
Mas trouxeram-mo frio.
Não me queixei, mas estava frio,
Nunca se pode comer frio, mas veio frio.



"Dobrada à moda do Porto", Álvaro de Campos


Dobrada à moda do Porto

Ingredientes:
1 kg de feijão branco
1 orelheira
2 kg de dobrada
1 mão de vaca grande, chouriço de colorau
1 salpicão, tira média de toucinho fresco
4 pés de porco
1/2 frango
250 gramas de carne de vaca
1 chouriço de sangue
1 tira de bacon, linguiça, presunto
1 toco de porco fumado
2 tomates maduros, salsa, cebola média, 3 alhos
colorau, pimenta, sal, azeite

Preparação:
Coza o feijão e aproveite a água. Coza a orelheira, os pés de porco e a dobrada e o toco em águas diferentes. Faça um refogado com a cebola, os alhos, os tomates, o colorau e a salsa.
Refugue aqui o chouriço de colorau, o presunto e o frango. Parta as carnes que cozeu e a dobrada aos bocados e acrescente ao refugado.
Junte e feijão branco já cozido e coloque o chouriço de sangue por cima para não se desfazer. Deixe refogar lentamente para engrossar o môlho.
Veja os temperos e ponha a pimenta. Quando pronto sirva com arroz seco.

Nota: receita tirada daqui

MFM

3 comentários:

Luiza A disse...

Comoveu-me logo de manha.

Ana CC disse...

Não conhecia este poema e fiquei estarrecida.De facto o amor nunca se serve frio. Cai mal, muito mal.
Obrigada pela sugestão.
Bjos

Anónimo disse...

Dobrada! Tripe in English. Yeuk! One of the very few foods I am not keen to try. Maybe 2nd behind Sheep's Eye. Maybe one day someone will offer it to me without my realisation. Like revenge, it is a dish best served cold!?! ... PO

Acerca de mim

Arquivo do blogue