30 maio 2012

Ponto de Vírgula

No que toca aos hábitos alimentares, os meninos bem comem sempre em casa. Como as famílias são geralmente muito grandes (de resto, como sucede com o populacho), a comida é quase sempre do tipo rancho, ou sempre servida com muito puré de batata.
Os queques estão sempre a almoçar e a jantar fora, em grupos grandes com muitos rapazes e raparigas a exclamar: “Ai, já não há pachorra para o quiche lorraine!” Aqui se denunciam as suas verdadeiras origens sociais. Para um menino bem, comer fora é uma espécie de solução de emergência, quando não dá jeito comer em casa. Para um queque é um prazer.
Nas casas bem, a qualquer hora do dia, há sempre uma refeição a ser servida a um número altamente variável de crianças, primos, criadas, motoristas, tias, etc.
Nas casas queques as refeições variam conforme os convidados. Nas bem são sempre rigorosamente iguais. Os queques têm a mania dos restaurantes – conhecem-nos tão bem como os meninos bem conhecem (e odeiam) as cozinheiras. E os betinhos? Os betinhos tentam evitar as refeições o mais possível. Comem sozinhos em casa (os betinhos tendem a ser filhos únicos) ou levam betinhas a jantar. Porquê? Porque têm a paranóia de serem “descobertos” através dos modos de estar à mesa. Mas, na verdade, só são descobertos pelo seu excesso de boas maneiras. Um betinho à mesa está sempre “rijo”, atento, receoso de tirar uma azeitona por causa do terror de não saber lidar com o caroço.



Quiche Lorraine

Ingredientes:

250 grs de farinha
125 grs de manteiga ou de margarina
1 ovo
1 colher de sopa de água
150 grs de toucinho fumado (bacon)
1 colher de sopa de manteiga
3 ovos
3 dl de natas
sal, pimenta, noz-moscada

Preparação:

Prepare uma massa quebrada com os ingredientes. Depois de descansar, estenda a massa, forre com ela uma forma de tarte, pique o fundo com um garfo e leve a cozer em forno quente (200ºC) durante 15 minutos. Deixe arrefecer.
Entretanto, corte o bacon em tirinhas e leve-as a ferver num pouco de água durante 5 minutos. Escorra bem e depois frite as tirinhas de bacon com a manteiga. Obtém-se aquilo que é designado por lardons. Espalhe o bacon no fundo da tarte.
À parte, bata os ovos com as natas e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Deite sobre os lardons e leve a forno médio (180ºC) durante cerca de 25 a 30 minutos.
Sirva a quiche lorraine morna ou fria.
Pode juntar à quiche um pouco de queijo gruyère cortado em falhinhas ou ralado.

Nota: receita retirada daqui

MFM

1 comentário:

JdB disse...

Grande texto do MEC, numa das melhores fases criativas dele - pelo menos quanto a mim.
Conheci bem a quiche lorraine, pelo que me abstenho de comentários. E como se aprende sempre qualquer coisa, fiquei a saber o que são lardons, que me fizeram fome. Que maçada...

Acerca de mim

Arquivo do blogue