02 maio 2012

Ponto de Vírgula

O capitão fez-se todo vermelho. Ela folheou o livro e de repente deu um pequeno grito, corou, e ficou com o álbum aberto, os olhos húmidos, risonhos, os lábios entreabertos. Olhei: na página estava desenhada uma mulher com um penteador branco, debruçada a uma janela, tendo defronte um horizonte com montanhas e o mar. Era o retrato perfeito da condessa. Ele tinha-a visto assim na véspera, ao luar, à janela do Club-House. O conde tinha-se, aproximado.
— Como! Como! És tu, Luísa! Mas que talento! É um homem adorável, capitão. Que desenho! Que verdade! — Oh! Não! Não! — disse o capitão. — Ontem estava no meu quarto, em Club-House; instintivamente tinha o álbum aberto, e o lápis, sem eu querer, sem intenção minha, espontaneamente, fez este retrato. É um lápis que deve ser castigado!
— O quê! — gritou o conde. — É um lápis encantado. Capitão, está decidido que vai jantar comigo, logo que cheguemos a Malta. Já o não largo, meu caro! Há-de ser o nosso cicerone em Malta. Mas que talento! Que verdade! E falando em português para a condessa:
— É um bebedor de cerveja, hem? Nesse momento uma sineta tocou: era o almoço.

in O Mistério da Estrada de Sintra, Eça de Queirós


Bolo Inglês de Cerveja

Ingredientes:


350g de açúcar
200g de manteiga
4 Ovos
2,5 dl de cerveja branca
2 colheres de chá de fermento em pó
50g de coco ralado
Raspa de 1 limão
400g de farinha de trigo
Manteiga para untar
Papel vegetal


Preparação:

Unte com manteiga uma forma de bolo inglês, forre-lhe o fundo com papel vegetal e unte de novo. Numa tigela, amasse o açúcar com a manteiga e junte depois os ovos, um a um e mexendo bem entre cada adição.
De seguida, adicione a cerveja, depois o fermento, o coco ralado, a raspa de limão e, por fim, a farinha. Envolva tudo bem e deite na forma.
Leve a cozer, cerca de 1 hora, em forno médio (150º).
Verifique se está cozido, retire e desenforme.

Nota: receita tirada daqui

MFM

2 comentários:

Ana CC disse...

Bom dia alegria!
Perfeito como sempre.

Anónimo disse...

Que fotografia maravilhosa! pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue