06 julho 2015

Hoje, mas há 21 anos

Music Making Angels - Peter Paul Rubens

Nasceste hoje, mas há 21 anos.

Todos os anos acrescentamos um ano à tua memória, à saudade da tua existência. Para o ano usaremos a mesma fórmula, actualizando o número de anos. Nada cresce, nada decresce - há apenas uma matemática que se acerta ao ritmo de um sossego que se instalou.

Hoje é claro aquilo que foi há 21 anos, que se repete em todos os pais que o passam a ser naquele momento, mesmo que já o tenham sido por duas vezes: a alegria, o espanto, a emoção. Talvez, aqui e ali, numa ou noutra pessoa, a dúvida: serei capaz de fazer tudo o que estiver ao meu alcance para proteger esta criança? Nunca sabemos, só podemos ambicionar. A vida é um livro demasiado fechado para lhe vermos as páginas do meio, quanto mais a página onde se escreve fim. A vida é uma surpresa, tantas e tantas vezes cheia de trevas, sendo que o nosso desafio é o de encontrar e fazer vingar a luz.

Em sete anos foste tudo, deste tudo, transformaste tudo. Em sete anos que começaram hoje, mas há 21 anos, mostraste-nos o céu, a eternidade, as estradas que se bifurcam para que possamos escolher o caminho a seguir, o Deus que não é senão amor, a diferença entre as coisas perenes e as que o são apenas temporárias, a luz, o sentido da vida. Deste-nos a certeza de podermos não rezar por ti, mas rezar contigo, para que intercedas por nós. E o o pó do Amor, sempre o pó do Amor.

JdB (em nome de todos os que estiveram presentes, qualquer que fosse a forma, no dia de hoje, mas há 21 anos. E em nome de todos os que apareceram depois, que enchem todos os outros sete anos que nos esperam até ao encontro de todos os encontros)  

2 comentários:

Anónimo disse...

Um especialmente forte e fraterno abraço, caro João.

gi.

arit netoj disse...

Querido João,
Obrigada por continuar a lembrar-nos o essencial, rezo para que nunca desista da sua missão e para que o seu anjinho continue a velar por isso.
Cada vez acredito mais que o seu anjinho veio para nos mostrar "o céu, a eternidade, as estradas que se bifurcam para que possamos escolher o caminho a seguir, o Deus que não é senão amor, a diferença entre as coisas perenes e as que o são apenas temporárias, a luz, o sentido da vida."
Um beijinho bafejado com pó de amor

Acerca de mim

Arquivo do blogue